CIDADÃOConsulta de NFSEConsulta Básica

Consulta Básica

A consulta básica de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas – NFSE – está disponível para qualquer pessoa no endereço https://nfe.portoalegre.rs.gov.br/nfse/pages/consultaNFS-e_cidadao.jsf ou do link "Consulta NFS-e", á direita desta página. Não é necessário ter login e senha, basta ter em mãos apenas três informações:
  • CNPJ do prestador de serviços;
  • Número da NFSE;
  • Código de verificação da NFSE.
Isso oferece margem para que o prestador de serviços dê apenas essas três informações para o seu cliente, seja por e-mail ou mesmo pessoalmente. De posse delas, é possível utilizar a Consulta Básica da NFSE e visualizar o espelho da nota, podendo imprimi-lo ou fazer o download do XML do documento fiscal.

Apesar dessa possibilidade mais simplificada existir, não esqueça que você, tomador do serviço e cliente da empresa, tem o direito de solicitar o espelho impresso da NFSE sempre que quiser, obrigando o prestador do serviço, neste caso, a imprimir o espelho da nota e lhe entregar.
Decreto 18.334/2013 e alterações
Art. 7º O prestador de serviços deverá fornecer, quando exigido pelo tomador do serviço, documento impresso com os registros da prestação de serviços constantes da NFSE, incluindo o código de verificação gerado pela SMF, em destaque.
Parágrafo único. A SMF poderá dispensar contribuintes ou atividades do fornecimento do documento impresso descrito no “caput” deste artigo.
Duas dicas são importantes para a consulta básica:
  1. O número da NFSE é formado por 15 dígitos, sendo os quatro primeiros para o ano da emissão dela e os onze restantes para o número sequencial da nota no ano. Na consulta básica é possível digitar diretamente os quatro dígitos do ano seguidos da numeração significativa da nota. O programa assume automaticamente a barra ( / ) no lugar dos zeros à esquerda.
    • Alguns prestadores de serviço informam apenas o número sequencial da NFSE no ano para seus clientes (o que está errado). Para encontrar a nota, não esqueça que a numeração é formada pelo ano de emissão acrescido de número sequencial.
  2. O código de verificação da NFSE é formado por letras minúsculas e números.
Clique aqui para ver um tutorial em vídeo sobre como fazer a consulta básica de NFSE.




  

Geração Online Controle de acesso Prêmios Consulta Ambiente de Testes baixe aqui cartaz para impressão

Fale conosco

  • Av. Siqueira Campos, 1300, 4º andar | Porto Alegre | CEP 90010-907
    Loja de Atendimento - Trav. Mário Cinco Paus, s/nº - Atendimento presencial das 9h às 16h