EMPRESANota Fiscal de Serviços Eletrônica | NFSEFormas de geração e contingência

Explicações

A NFSE pode ser gerada de três formas diferentes e cada uma se ajusta às necessidades do prestador de serviço. São elas: geração online, geração online em lote, geração por meio de webservice (assíncrono ou síncrono).

OBS: para conhecer as formas de substituição/cancelamento da NFSE, acesse o menu Empresa > Nota Fiscal de Serviços Eletrônica > Forma de cancelamento de substituição.

Cabe salientar que o serviço de geração da NFSE depende da infraestrutura e disponibilidade da rede mundial de computadores – Internet. Quando não for possível a geração da NFSE, por diversos motivos (sobrecarga de servidores, falta de conexão do cliente, queda nas operações dos provedores de rede etc), o prestador de serviços deverá emitir a Nota Fiscal de Serviços em papel. A esse procedimento chamamos de contingência e ele está previsto no artigo 9º do Decreto Municipal Nº 18.334/2013, reproduzido a seguir:

Art. 9º – Excepcionalmente, em face da indisponibilidade ou da inacessibilidade aos serviços de geração da NFSE, o prestador de serviços deverá emitir e entregar ao tomador de serviços documento fiscal devidamente autorizado nos termos do art. 170 do Decreto nº 15.416, de 20 de dezembro de 2006.

 Esclarecido o aspecto referente à contingência, cabe apresentar as formas de geração da NFSE nos links abaixo.



  
Geração Online Controle de acesso Prêmios Consulta Ambiente de Testes baixe aqui cartaz para impressão

Fale conosco

  • Av. Siqueira Campos, 1300, 4º andar | Porto Alegre | CEP 90010-907
    Loja de Atendimento - Trav. Mário Cinco Paus, s/nº - Atendimento presencial das 9h às 16h