EMPRESAIntrodução

Introdução

O que é?

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSE) é um documento de existência exclusivamente digital (que substitui as tradicionais notas fiscais impressas), gerado e armazenado eletronicamente pela prefeitura, para documentar as operações de prestação de serviços. Implantada pela Secretaria da Fazenda (SMF), simplifica a vida dos prestadores de serviços, dos cidadãos e das empresas.

A geração da NFSE será feita, automaticamente, por meio de serviços informatizados, disponibilizados aos contribuintes. Para que sua geração seja efetuada, dados que a compõem serão informados, analisados, processados, validados e, se corretos, gerarão o documento.

A responsabilidade pelo cumprimento da obrigação acessória de emissão da NFS-e e pelo correto fornecimento dos dados à Secretaria, para a geração da mesma, é do contribuinte.

A implantação da Nota Fiscal Eletrônica facilita a fiscalização e representa mais um avanço tecnológico, que traz como resultados a redução de custos, agilidade, segurança e ganho de tempo.

Como funciona

Para conseguir a habilitação para a geração de NFSE a empresa precisa:

  1. Cadastrar-se no sistema de Controle de Acesso (orientações no menu Empresa, opção Controle de Acesso);
  2. Credenciar-se para a emissão da NFSE (orientações no menu Empresa, opção Credenciamento).
Uma vez habilitada, a empresa poderá começar a gerar a NFSE, em qualquer uma das opções disponíveis (orientações no menu Empresa, opção Nota Fiscal de Serviços Eletrônica | NFSE).

Se houver a necessidade de cancelar uma NFSE, verifique as situações em que isso é permitido no menu Empresa, opção Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

Caso a empresa deseje autorizar outras pessoas, físicas ou jurídicas, a emitir suas NFSE's, pode fazer isso por meio de uma procuração (orientações no menu Empresa, opção Controle de Acesso).

A apuração do ISSQN devido será feita com o programa da Declaração Eletrônica.
A maioria das dificuldades encontradas no processo podem ser sanadas com a leitura do Documento de Suporte Técnico da NFSE. Sugerimos uma leitura completa do mesmo.

Ambiente de Testes

O ambiente de testes, também chamado de Homologação,  é um ambiente com as mesmas funcionalidades do ambiente de Produção, sem qualquer implicação jurídica, onde a empresa poderá se familiarizar com a geração de NFSE e de procurações.

Para este ambiente valem todas as informações disponíveis do ambiente de Produção, observando-se somente os endereços dos sites.

Para acessá-lo utilize o link TESTE.

Ambiente de Produção

O ambiente de produção é comumente chamado de "base quente" e é onde as Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas serão geradas com validade jurídica.

É este ambiente que o contribuinte utilizará em suas operações diárias para gerar notas e entregar o respectivo espelho para o tomador do serviço, tudo em conformidade com a legislação pertinente. Apenas através do ambiente de produção é que se gerará o imposto a ser pago, cuja guia será gerada através da Declaração Eletrônica Mensal, sob a forma de escrituração "NFSE - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica".

ATENÇÃO: As Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas serão armazenadas nos servidores da Secretaria da Fazenda por um período de cinco anos após a emissão das mesmas. A consulta on-line é possível durante o período de três meses após a emissão da NFSE. Vencido esse prazo, referida consulta somente poderá ser feita mediante requerimento próprio.
 

 



  

Geração Online Controle de acesso Prêmios Consulta Ambiente de Testes baixe aqui cartaz para impressão

Fale conosco

  • Av. Siqueira Campos, 1300, 4º andar | Porto Alegre | CEP 90010-907
    Loja de Atendimento - Trav. Mário Cinco Paus, s/nº - Atendimento presencial das 9h às 16h